top of page

Histórico do Selo ODS EDU

O Selo ODS EDU é um projeto do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a  Roda das Minas e a equipe do FIB2030 - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.

O que é o Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo?

O Programa UnB 2030 é uma iniciativa de extensão do Instituto de relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), coordenada pelo professor Dr. Thiago Gehre Galvão. Criado em 2017 as atividades realizadas em seu âmbito são interdisciplinares e buscam articular também ações de pesquisa e ensino a partir de um pensamento crítico e de caráter emancipatório sob uma ótica do Sul Global. 

Para isso, busca-se articular diferentes áreas de conhecimento e estabelecer redes de parcerias com outras instituições de ensino superior, organizações e representantes de governo e da sociedade civil nacionais e internacionais.

 

Para conhecer mais sobre o Programa Especial UnB 2030 clique aqui

n2_objetivos_globais_edited.png

O que é o Instituto Selo Social?

O Instituto Selo Social, fundado em 2005, tem como objetivo auxiliar na promoção do desenvolvimento social local por meio de capacitação e integração e articulação dos agentes dos diferentes setores da sociedade brasileira.

Para a execução prática de seu propósito, foi concebido um modelo de certificação, o Selo Social que permite reconhecer os esforços realizados pelas entidades comprometidas para com o desenvolvimento social, econômico e ambiental de uma localidade. Hoje em dia este selo de abrangência nacional tem critérios de avaliação alinhados com os valores, objetivos e metas da Agenda 2030. 

 

Para conhecer mais sobre o Selo Social clique aqui.

O que é o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030?

A criação do GTAgenda 2030 foi resultado da mobilização de organizações da sociedade civil brasileira no processo de negociação da Agenda 2030, sendo sua formalização efetivada  em 2014. Com isso, foi registrada e consolidada uma equipe para difundir e monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no país que atualmente tem cerca de 50 membros.

 

O GT é responsável pela produção do Relatório Luz, que anualmente analisa e divulga o status de cumprimento de cada uma das 169 metas de desenvolvimento sustentável, isto é, avalia se houve avanço, estagnação ou retrocesso.

 

Em 2022 foi concluído que o status das 169 metas previstas é: 109 em retrocesso, 14 ameaçadas, 12 estagnadas,  24 em progresso insuficiente, 1 em progresso satisfatório e 9 para não há dados disponíveis.


Para conhecer mais sobre o GT Agenda 2030 e Relatório Luz clique aqui

O que é a Roda das Minas?

O Roda das Minas surgiu em 2015 na UnB por iniciativa de estudantes do curso de Gestão de Políticas Públicas que passaram a criar um espaço para diálogos e ações exclusivo para meninas e mulheres, buscando informá-las e apoiá-las. 


Para conhecer mais sobre a Roda das Minas clique aqui

O que é o FIB2030 - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030?

A Plataforma de Desenvolvimento FIB2030 busca ampliar o índice da Felicidade Interna Bruta - FIB e da promoção da Agenda 2030 nas cidades, a partir de suas comunidades, ativando ecossistemas de inovação de projetos ODS com mensuração de impacto social baseado em FIB.

 

A contribuição do FIB2030 é incentivar as instituições de ensino a adequarem e a fortalecerem a implementação do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, bem como avaliar e considerar a Felicidade Interna Bruta - FIB nas decisões nos campi.

 

Para avaliar a FIB, o intercruzamento com dados sociodemográficos é extremamente importante para identificar vulnerabilidades, fortalezas e propor melhorias nos aspectos de felicidade e bem estar da comunidade acadêmica.


Para conhecer mais sobre o FIB2030 clique aqui

575677_eb457d79e23643c3aa751d8967c4bacd_mv2.png
bottom of page